Abril Verde promove conscientização sobre acidentes de trabalho no Brasil

Abril Verde promove conscientização sobre acidentes de trabalho no Brasil

Entre 2012 e 2022, 25.492 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Nesse período, foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). O número é do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Um acidente de trabalho é registrado a cada 51 segundos no Brasil, de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse número coloca o Brasil no topo da lista de países mais perigosos para os trabalhadores, ficando atrás apenas de China, Índia e Indonésia.

Só em 2022, o país registrou 612,9 mil acidentes, que causaram 2.538 mortes, um aumento de 22% em relação a 2021.

Em relação a Santa Catarina, o Observatório mostra que, no ano de 2022, foram registrados 46.813 notificações de acidente de trabalho, com 162 mortes, sendo, em nossa região: 03 em Criciúma; 02 em Içara; 01 em São Ludgero; 01 em Treviso;01 em Lauro Muller.

Abril Verde 

A saúde e a segurança no trabalho são temas do Abril Verde, iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância do trabalho saudável e seguro. Também é no mês de abril, no dia 28/4, que é lembrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

O Movimento Abril Verde ainda tem por objetivo sensibilizar trabalhadores, empresários, sindicatos e governos sobre a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, busca-se chamar a atenção para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, que muitas vezes são evitáveis.

Trabalho Seguro

A Justiça do Trabalho está engajada no Movimento Abril Verde. As ações de conscientização estão vinculadas ao Programa Trabalho Seguro (PTS), que foi criado como uma resposta concreta ao alarmante número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no Brasil. Cada região da Justiça do Trabalho possui uma coordenação regional do programa.

Seminário

A coordenação nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho vai promover, nos dias 23 e 24 de abril, o “Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”. As inscrições já estão abertas e o evento será realizado no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. O evento tem como público-alvo a magistratura trabalhista, servidoras e servidores, integrantes da advocacia, além do público acadêmico e da sociedade em geral.

Fonte: TRT, Abril/2024.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

mais novidades