Receita disponibiliza Sistema de Combate à Pirataria para evitar comércio de produtos falsificados

Receita disponibiliza Sistema de Combate à Pirataria para evitar comércio de produtos falsificados

Devido ao aumento no volume do comércio internacional de produtos falsificados, a Receita Federal desenvolveu o Sistema de Combate à Pirataria (SCP) a fim de trazer maior proteção aos direitos de propriedade intelectual com a ajuda do setor privado.

Por meio do SCP, é possível que os detentores de direitos de marcas registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tenham a cooperação da aduana brasileira na interceptação de mercadorias que ostentam marcas contrafeitas.

Essa medida tem como objetivo dificultar a entrada de produtos no mercado nacional ou sua exportação para o exterior, além de poder ter uma proteção entendida às Indicações Geográficas (IG).

Na prática, o SCP dispõe de um banco de dados que contém informações e materiais fornecidos pelos titulares de direitos de marca.

Vale destacar que não há nenhuma taxa cobrada para que os detentores de direitos de marca possam fazer o registro de um pedido de intervenção junto à Receita e as informações prestadas devem fornecer uma descrição detalhada para que seja possível a identificação de supostas infrações à legislação.

Assim, que quiser requerer a colaboração da Receita na proteção de marca ou IG, deve seguir este passo a passo:

– Envio de mensagem eletrônica para o e-mail “antipirataris@rfb.gov.br” com o assunto “Quero proteger minha marca” seguido do nome da marca ou IG a ser protegida;

– No corpo do texto apresenta informações de contato e dados da marca por meio de um arquivo em formato de planilha de Excel.

É importante evidenciar que os detalhes de contato dos representantes das marcas são fundamentais para fazer a solicitação do titular da marca ao detectar possíveis falsificações.

Fonte: Contábeis, Abril/2024.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

mais novidades

Senadores e deputados terão um ponto de partida avançado para debater e aprimorar o Código Civil (Lei 10.406, de 2002). Uma comissão de juristas criada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concluiu a revisão do texto em vigor, em uma

Leia mais >>