Uma equipe com características distintas é capaz de promover a inovação, importante fator competitivo.
A pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais dentro da empresa, agrega valor para os serviços e gera mais produtividade e resultado nas equipes, isso porque, em um ambiente diverso as pessoas tendem a ser mais solidárias e empáticas.
A contratação deve apresentar vantagem para ambas as partes, isso significa que a empresa e o contratado precisam estabelecer uma parceria de colaboração mútua, em que consigam perceber que ambos estão agregando e recebendo valor.
Diversidade não é assistencialismo, caridade ou estabelecer uma imagem de empresa politicamente correta. A ideia diz respeito à busca pela evolução e dinamismo, com o intuito de integrar diferentes culturas, visões de mundo e trajetórias diferentes, seria o “pensar fora da caixa”.
Uma empresa que abraça essa ideia contempla postura estratégica, favorecendo a conquista de novos consumidores e ampliação da marca.
Apesar de não ser uma tarefa fácil, promover a diversidade nas organizações deve ser um desafio de todos, e não somente do setor de Recursos Humanos, é preciso engajar as lideranças para que eles também sejam defensores da diversidade e possam influenciar positivamente os demais colaboradores, dando o exemplo em suas atitudes diárias.
Há diversidade na sua empresa?