Meu voo está atrasado ou foi cancelado. Quais são os meus direitos?

Meu voo está atrasado ou foi cancelado. Quais são os meus direitos?

Caso ocorra o cancelamento ou atraso superior a 4 horas, você pode escolher entre crédito, reembolso ou reacomodação.

Para voos até 31 de outubro de 2021, você pode solicitar crédito à empresa aérea, para utilização futura. O crédito deve ter valor igual ou maior ao da passagem aérea e deve ser utilizado em até18 meses, contados da data em que você o receber.

Você também pode pedir o reembolso, também sem qualquer multa. Além disso, para voos até 31 de outubro de 2021, em razão da pandemia de Covid-19, o prazo para reembolso é de 12 meses, contados da data do voo, nos termos do art. 3º da Lei nº 14.034/2020. O valor reembolsado deve ser corrigido pelo INPC.

Você pode, ainda, solicitar a reacomodação em um novo voo, entre aqueles que a empresa esteja ofertando para o mesmo itinerário, dentro do prazo de validade da sua passagem (você escolhe o voo). Se não houver voos da empresa, a reacomodação ocorrerá em voo de terceiros. Não podem ser aplicadas multas nem pode ser cobrada diferença tarifária.

Enquanto você aguarda para embarcar, a empresa aérea deve prestar, gratuitamente, assistência material, nos termos do art. 26 da Resolução Anac nº 400/2016. A empresa poderá suspender a assistência para proceder seu embarque imediato ou, ainda, caso você tenha optado por crédito, reembolso ou reacomodação para outra data.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

mais novidades