Declaração para compensação tributária pode ser entregue fisicamente

Declaração para compensação tributária pode ser entregue fisicamente

A entrega de declaração de compensação tributária pode ser feita também por meio físico, decidiu a 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

A compensação tributária é a apresentação de uma declaração administrativa pela qual o contribuinte informa ao Fisco que tem direito a um crédito contra a Fazenda Pública, e, em vez de pedir o reembolso, faz uma compensação tributária e deixa de recolher determinado valor cobrado.

“Não se compatibiliza com o Princípio da Reserva de Lei a exigência feita, unicamente, por meio de norma infralegal, de que o procedimento de compensação tributária seja efetuado em meio eletrônico”.

Nesses termos, a autoridade fiscal não pode considerar como não formulado o pedido de ressarcimento e não declarada a compensação apresentada pela parte em razão de estar em formulário físico, constatou o magistrado, sendo ilegítima a exigência contida na Instrução Normativa 460/2004 da Receita Federal.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

mais novidades

Capacitação de Líderes

O escritório De Marck Advogados tem realizado capacitação de líderes para as empresas assessoradas visando dar conhecimento e maior segurança para os envolvidos no que se refere a tomada de decisões; poder disciplinador; aplicação de penalidades; dentre outros assuntos. O

Leia mais >>