
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está preparando uma nova rodada de tarifas para produtos importados e, dessa vez, o Brasil está na mira.
Trump deve anunciar novas tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio nesta segunda-feira (10). Além disso, o presidente também deve anunciar tarifas recíprocas de importação aos seus parceiros comerciais ao longo da semana.
Em torno de 25% do aço usado nos EUA é importado, sendo que o Brasil é o segundo maior fornecedor de aço para o mercado norte-americano, ficando atrás apenas do Canadá.
Vale lembrar que, durante o seu primeiro mandato, Trump chegou a impor tarifas de 25% sobre importação de aço e 10% sobre as de alumínio, mas acabou revogando a decisão.
Na semana passada, Trump chegou a anunciar tarifas de 25% para todos os produtos canadenses e mexicanos, além de 10% para a China. Os seus vizinhos conseguiram entrar em um acordo com os EUA e suspender as novas taxas por 25%. Já a China não teve o mesmo sucesso e passam a valer a partir de hoje medidas retaliatórias do país asiático contra os EUA.
Fonte: MoneyTimes, Fevereiro/2025.